Resumo do livro Inteligência Emocional no Trabalho de Hendrie Weisinger

Inteligência Emocional

A primeira lição para dominar a inteligência social começa pela autoconsciência, entender o que está ocorrendo com as suas emoções e como isso pode transformar a percepção que temos do que está acontecendo em nosso volta. É demonstrado como a autoconsciência, ou a falta dela, pode inclusive desabilitar alguns sentidos, como a audição, e mudar totalmente o entendimento de uma conversa com seu chefe ou de uma reunião.

Depois de ter a percepção da consciência, o próximo passo é dominá-la. No livro são demonstrados vários exercícios para controlar essas  ações, algumas delas até fisiológicas, como suar as mãos ou acabar com o rosto avermelhado. Além disso, é fornecida algumas dicas de resolução de problemas.

O próximo passo é se manter motivado e controlar a motivação em um patamar que também não seja exagerado. Para isso, é apresentado alguns bons caminhos, explicando como se automotivar e como escolher pessoas, familiares, amigos ou colegas que possam ajudar na sua motivação. Mas esse relacionamento precisa ser recíproco. E que tal ter um mentor emocional? Alguem admirado por você e que quando perder a motivação, lembrar dessa pessoa e o quanto ela é forte emocionalmente e que você também é capaz? Pode ser um político, um esportista ou até um super heroi.

Olhar pela janela pode ter várias interpretações, como desinteresse ou apenas pensando no que o outro está falando

Agora com as emoções e sentimentos dominados e controlados, podemos demostrá-los e aproveitar-se disso da melhor maneira. Ao conversar com alguém, expressar o que está sentindo através de palavras, ou descrever o que sentiu nos gestos de uma pessoa ajudam o entendimento em conversas e negociações. Ou ainda, demostrar nos seus gestos seus sentimentos e intensões. Ou observar os gestos dos outros e usar isso com eficiência para melhorar ainda mais o poder da comunicação. Um exemplo? Em uma apresentação, seu chefe não o questiona em nenhum momento. Você logo pensa que ele não estava interessado no assunto. Se você apenas perguntar se ele estava interessado e ele responder Estava muito interessado e você ainda ficaria intrigado. Mas se adicionasse a informação do que você sentiu por ele não ter feito questionamentos? A resposta poderia ter sido Estava interessado, mas explicada que não houve questionamento por que a apresentação estava ótima.

Por fim, com o seu autoconhecimento e já sabendo utilizar os seus sentimentos da melhor forma possível. O que achas de ajudar teus colegas de trabalho a também ter essa habilidade? Trabalhar em um local com muitas pessoas com inteligência emocional pode ser muito mais gratificante. E tem algumas técnicas, como auxiliar seus colegas a definir e alcançar  metas, criando um contrato, por exemplo. Ou servindo de modelo e encenando uma conversa dele com o chefe.

About these ads

Sobre peixotmarc

Conheceu seu primeiro computador com 10 anos, era um TK2000, ligado numa TV Philco-Ford preta e branco. Comprava revistas e digitava os códigos fonte e gravava os jogos numa fita K-7 . Aos 12 anos começou a programar em DBase III, informatizou os boletins do colégio onde estudava com a ajuda do seu irmão de 15 anos. Aos 18, resolveu formalizar toda a bagagem de conhecimento que tinha em informática indo para a Universidade. Trabalhou como suporte técnico em fumageira e desenvolvedor em software house. Descobriu que as multinacionais eram os bancos públicos da década de 80 e 90 e hoje trabalha em uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estuda e pelo menos tenta aplicar métodos ágeis para ter mais tempo para o que acha mais importante na vida: sua família linda.
Esta entrada foi publicada em livro com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s