O que aprendi lendo o livro Outliers – Fora de Série de Malcolm Gladwell

Onde comprar? Livraria Siciliano http://migre.me/2tdUq

Pense nas duas afirmações e qual está correta:

1)      “Com muito trabalho duro se consegue o sucesso”

2)      “O sucesso é um golpe de sorte.”

Não, nenhuma das duas estão corretas. O sucesso é a união de vários fatores, incluindo sorte e trabalho.

Sim, já sabemos de tudo isso, mas nesse livro, o autor explica com casos e estudos como isso é realmente verdade e como podemos nos aproveitar sabendo disso.

A sua sorte pode ser ter nascido no mês certo para um jogador de futebol ou de hóquei e por isso, ter se desenvolvido mais do que teus colegas da mesma idade e assim, ter oportunidade de treinar mais que os outros.

Ou ter a oportunidade de programar mais de 10.000 horas no início da década de 70 por um BUG em um mainframe e quando ocorreu a revolução dos Personal Computers ter experiência suficiente e a mente aberta para absorver as novas idéias.

Já observou que os considerados gênios da informática nasceram todos na mesma década? Steve Jobs,  Bill Gates,  Steve Ballmer,  Steve Wozniak todos nasceram na década de 50. Quando ocorreu a grande revolução da computação, eles era jovens o suficiente para inovar e maduros o suficiente para ter experiência. Assista o trecho de filme Piratas do Vale do Silício e entenda o que isso significa.

O exemplo de como o mês ou a década que nascemos é determinante para o sucesso são apenas 2 exemplos do que é descrito em Outliers – Fora de Série, porém uma coisa tem que ser novamente frisada: São as 2 afirmações certas e outros fatores que te levam para o sucesso, então não pense que somente com sorte conseguirá o sucesso. O trabalho duro e o conhecimento (pense em 10.000 horas de prática) são fundamentais, pois sem eles, só a sorte não vai ser suficiente.

Arrozais Chineses - Uma das explicações para o desempenho dos orientais

Mas não terminamos por ai, outras coisas influenciam nosso sucesso. Consegues imaginar como seu legado cultural, a cidade ou o país onde nasceu pode influenciar no teu sucesso? Por que os asiáticos são melhores em matématica? Por que eles acreditam que trabalhar duro é o caminho do sucesso e por outro lado os ocidentais pensam que precisam de um período de férias grande?

E a autoridade? Já pensou no que o respeito grande a autoridade pode atrapalhar em uma companhia aérea? Que existe uma relação ao grau de respeito a autoridade e ao número de acidentes aéreos?

Sobre peixotmarc

Conheceu seu primeiro computador com 10 anos, era um TK2000, ligado numa TV Philco-Ford preta e branco. Comprava revistas e digitava os códigos fonte e gravava os jogos numa fita K-7 . Aos 12 anos começou a programar em DBase III, informatizou os boletins do colégio onde estudava com a ajuda do seu irmão de 15 anos. Aos 18, resolveu formalizar toda a bagagem de conhecimento que tinha em informática indo para a Universidade. Trabalhou como suporte técnico em fumageira e desenvolvedor em software house. Descobriu que as multinacionais eram os bancos públicos da década de 80 e 90 e hoje trabalha em uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estuda e pelo menos tenta aplicar métodos ágeis para ter mais tempo para o que acha mais importante na vida: sua família linda.
Esta entrada foi publicada em livro com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a O que aprendi lendo o livro Outliers – Fora de Série de Malcolm Gladwell

  1. Excelente análise Marcel!

    Esse livro é simplesmente sensacional e acho que você abordou muito bem as principais questões sobre ele.

    Grande abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s