Sustentabilidade ainda é tratada como uma moda

Supermercado Poko Preço - Já era revolucionário na Década de 80

Supermercado Poko Preço - Já era revolucionário na Década de 80

Na década de 80, quando se comprava pão, o saco era de papel, em qualquer lugar que fosse, desde a padaria da esquina até o maior mercado da cidade. As pessoas usavam sacolas de feira, feitas do mesmo tecido das cadeiras de praia ou de palha. Os refrigerantes e cervejas vinham em garrafas de vidro, não existia latas e nem garrafas PET.

Falava-se de sustentabilidade? Não, era apenas o mais barato ou o mais prático. Como não existiam empacotadores, as próprias pessoas tinham que organizar as suas compras, assim era mais fácil usar uma sacola grande ou caixas de papelão. A inflação era de 80% ao mês e se fazia o rancho do mês. Já imaginou levar tudo em sacolas plásticas?  Ainda me lembro do mercado Poko Preço em Cachoeira, como o nome diz, o objetivo era ter preços baratos e para diminuir custos, era cobrado pelas sacolas plásticas. Isso na década de 80, revolucionário, não?

A algum tempo achei que tudo estava mudando, ao ir no Maxxi Atacado em Santa Cruz do Sul, tinha um cartaz dizendo: Não vamos mais fornecer sacolas. Tinha sacolas plásticas para vender. Realmente, não tinha razão para distribuir sacolas, já que o público alvo deles são donos de comércios menores que compram em quantidade para revender. Mas durou pouco, em menos de 6 meses voltaram a distribuir sacolas.

Placa de Preferência para quem não usa sacolas plásticas

Placa de Preferência para quem não usa sacolas plásticas

Agora abre um Hipermercado em Santa Cruz do Sul, com um caixa preferencial para quem não vai usar sacolas plásticas. Vinculam reportagens no jornal local falando de sustentabilidade. Funcionou? Ainda não, continuam dando as sacolas, e eu que não uso, aguardei na fila atrás de pessoas que usaram sacolas, mas vamos dar um tempo a eles.

Mesmo assim, estou protocolando uma reclamação no site www.reclameaqui.com.br. No momento desse post faz 24 horas que fiz a reclamação e ainda não recebi nenhum retorno. Para ver como a sustentabilidade é tratada como moda, faça uma reclamação para a mesma empresa em algo que envolva dinheiro, um colega fez uma reclamação e demorou 5 minutos para retornarem.

Sobre peixotmarc

Conheceu seu primeiro computador com 10 anos, era um TK2000, ligado numa TV Philco-Ford preta e branco. Comprava revistas e digitava os códigos fonte e gravava os jogos numa fita K-7 . Aos 12 anos começou a programar em DBase III, informatizou os boletins do colégio onde estudava com a ajuda do seu irmão de 15 anos. Aos 18, resolveu formalizar toda a bagagem de conhecimento que tinha em informática indo para a Universidade. Trabalhou como suporte técnico em fumageira e desenvolvedor em software house. Descobriu que as multinacionais eram os bancos públicos da década de 80 e 90 e hoje trabalha em uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estuda e pelo menos tenta aplicar métodos ágeis para ter mais tempo para o que acha mais importante na vida: sua família linda.
Esta entrada foi publicada em Idéia, Opinião com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s