Mantendo o foco com a Técnica do Tomate

Típico Timer de Cozinha em forma de Tomate - Inspiração da Técnica

Típico Timer de Cozinha em forma de Tomate - Inspiração da Técnica

Já há quase um ano estamos consolidando algumas práticas ágeis onde eu trabalho. Digo que é bem complicado mudar culturas, idéias, maneiras que as pessoas gostam de ver as coisas, mas tivemos alguns sucessos e por isso sempre procuramos novas formas de aprimorar nosso trabalho. Usamos atualmente Kanban para gerenciar o trabalho e as atividades, Planning Poker para estimar e já utilizamos Scrum para gerenciar projetos.

Ainda falta algo que trate um nível mais baixo, acho que até o eXtremming Programming vai ajudar e já estou com um livro na fila para ler.

Mas na virada do ano, me veio uma luz sobre a técnica do Pomodoro. Pensei principalmente em mim mesmo, algumas vezes é difícil se manter focado por muito tempo, na sala onde trabalho há bastante gente trabalhando junto e isso as vezes atrapalha. E a técnica caiu como uma luva. Quem quiser saber mais, pode ler mesmo em português ou se preferir em inglês, há inclusive livro grátis para download e muito fácil de ler.

Escritórios com muitas pessoas trabalhando junto

Escritórios com muitas pessoas trabalhando junto

Para ajudar, vou resumir um pouco da técnica e o que está funcionando comigo.

É necessário apenas um timer de cozinha, ou algo para marcar o tempo. Existe um software free chamado Focus Booster que pode fazer esse papel também. Algo para anotar, eu estou utilizando um caderno, lápis e borracha.

Anote o que você vai fazer nos próximos 25 minutos e trabalhe intensamente nesse tempo. Se houver alguma interrupção, marque ao lado com algum sinal, pode ser um traço (-) ou uma aspa (‘). Se alguém te ligar ou for até a tua mesa lhe pedir ajuda, observe no seu timer e diga que conversa em seguida. Ai que o Pomodoro começa a ficar interessante. Como sabes exatamente quando vai terminar o tempo, dá para dar uma idéia exata de quando vais retornar para a pessoa. Ao terminar os 25 minutos, marque um X (letra X) ao lado da atividade e descanse uns 5 minutos, vá ao banheiro ou tome uma água. Aproveite e retorne as ligações que tinhas prometido durante os 25 minutos.

Tomar ou café ou ler um jornal é uma das maneiras de relaxar nos intervalos

Tomar ou café ou ler um jornal é uma das maneiras de relaxar nos intervalos

Depois de descansar, retorne e foque novamente mais 25 minutos, a cada 4 ou 5 períodos de 25 minutos, descanse um pouco mais, algo em torno de 15 minutos, aproveite e leia um jornal ou converse com um colega por um período maior.

Ao final do dia, saberás quanto tempo levou para fazer cada atividade, isso ajudará a fazer estimativa. Aproveite o final do dia e veja quantas interrupções teve e pense num modo de diminuir. Comecei usando um timer clássico de cozinha, mas o despertador é um pouco barulhento e como trabalho com mais pessoas, acabei usando o Focus Booster. Outra coisa interessante é pensar como uma troca, troco 25 minutos de trabalho intenso por 5 minutos de descanso. Ver as atividades sendo finalizadas também motiva ainda mais a realizar o trabalho. Existem outras regras que são descritas no livro, vale a pena ler, tais como um Pomodoro não pode ser dividido ou controlar atividades planejadas ou atividades urgentes que surgem durante o dia, por isso, sugiro novamente a ler o livro, é muito rápido de ler, eu levei três Pomodoros.

Sobre peixotmarc

Conheceu seu primeiro computador com 10 anos, era um TK2000, ligado numa TV Philco-Ford preta e branco. Comprava revistas e digitava os códigos fonte e gravava os jogos numa fita K-7 . Aos 12 anos começou a programar em DBase III, informatizou os boletins do colégio onde estudava com a ajuda do seu irmão de 15 anos. Aos 18, resolveu formalizar toda a bagagem de conhecimento que tinha em informática indo para a Universidade. Trabalhou como suporte técnico em fumageira e desenvolvedor em software house. Descobriu que as multinacionais eram os bancos públicos da década de 80 e 90 e hoje trabalha em uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estuda e pelo menos tenta aplicar métodos ágeis para ter mais tempo para o que acha mais importante na vida: sua família linda.
Esta entrada foi publicada em Idéia, livro com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s