Um caso de amor, ódio e intrigas entre a Visa, uma família e a eletrônica Mahl

Cartão de Crédito - Parcelar compras pela Internet

Cartão de Crédito - Parcelar compras pela Internet

Sou cliente do Banco do Brasil, e por padrão todos os cartões de acesso a contas são cartão de débito e crédito em alguma bandeira de cartão de crédito. A função débito já é habilitada logo que o cartão é liberado, mas a função crédito só liberada após a primeira compra usando essa função ou por solicitação do cliente.

Tive uma educação financeira onde se paga tudo à vista, não importa o que. Parcelam-se, apenas bem duráveis e se a relação juros x desconto traga alguma vantagem para mim. Por isso tenho um cartão de crédito apenas para comprar pela internet. Mesmo vendo economistas dizendo na TV que o preço à vista é sempre menor que pagando em 10x, vejo muitas vezes a vantagem em comprar pela internet com parcelamento. Não sei se por morar no interior, mas é fato para mim.

Eu e minha esposa temos conta conjunta. Para nós funciona, o dinheiro e nosso, e as compras são feitas num orçamento participativo. Eu tenho meu cartão de crédito e débito, e ela tem o dela, utilizando apenas a função débito.

É bom pagar em dinheiro, mas há situações vantajosas em parcelar

É bom pagar em dinheiro, mas há situações vantajosas em parcelar

Um belo dia, minha esposa foi à eletrônica Mahl comprar algo que custava R$ 26,00, e solicitou para passar o cartão na função débito. Porém, a pessoa que a atendeu passou no crédito. Como tenho todas as compras que faço anotado numa planilha e confiro as notas e tickets do cartão, vi que tinha passada erroneamente na função crédito. Eu mesmo já tinha passado por essa situação, e instrui minha esposa a ir novamente à loja e solicitar o cancelamento da compra e efetuar com a função correta.

Primeiramente, a atendente foi de uma grosseria tremenda, dizendo que não podia fazer isso e questionando o porquê de querer, já que para ela a função crédito era mais vantajosa. Com muita insistência, o apelo foi aceito e ligado para a operadora para efetuar o cancelamento. E quem atendeu e a atendente da loja ficaram a chamar minha esposa de burra, dizendo para que cancelar? Não vão cobrar anuidade e nem nada desse cartão.

Minha surpresa veio em dezembro, tive um débito automático na minha conta corrente de R$ 10,00. Liguei para o banco e foi me dito que era referente ao cartão da minha esposa e que já tinham cancelado o mesmo. Por R$ 10,00 não iria brigar, paguei e fiquei quieto.

Mas a segunda surpresa veio em seguida, no dia 24/01/2011 recebi uma fatura do cartão de crédito, cobrando uns R$ 13,00 e mais alguns centavos. A parcela de R$ 10,00 já era a segunda parcela da anuidade e os R$ 13,00 era a primeira parcela que estava em atraso e mais juros.

Depois de mais de 1 hora de telefone, discussões e estresse, conseguimos cancelar toda essa operação. E rever o dinheiro pago.

Moral da história. A utilização do dito dinheiro de plástico aumenta cada vez mais, mas nem os lojistas e nem os próprios atendentes das operadoras de cartão sabem exatamente o que é cobrado do cliente e dão informações erradas. É nisso que quero acreditar.

Sobre peixotmarc

Conheceu seu primeiro computador com 10 anos, era um TK2000, ligado numa TV Philco-Ford preta e branco. Comprava revistas e digitava os códigos fonte e gravava os jogos numa fita K-7 . Aos 12 anos começou a programar em DBase III, informatizou os boletins do colégio onde estudava com a ajuda do seu irmão de 15 anos. Aos 18, resolveu formalizar toda a bagagem de conhecimento que tinha em informática indo para a Universidade. Trabalhou como suporte técnico em fumageira e desenvolvedor em software house. Descobriu que as multinacionais eram os bancos públicos da década de 80 e 90 e hoje trabalha em uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estuda e pelo menos tenta aplicar métodos ágeis para ter mais tempo para o que acha mais importante na vida: sua família linda.
Esta entrada foi publicada em Opinião com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

