Carro é um status social e uma tentativa de solucionar o problema do transporte público

Bicicleta - É o transporte mais barato, sustentável e democrático

Bicicleta - É o transporte mais barato, sustentável e democrático

Ontem no programa Entre Aspas da GloboNews era sobre a utilização da bicicleta como meio de locomoção em grandes cidades. Os convidados foram o professor da Politécnica da USP Jaime Waisman e o arquiteto e consultor em Mobilidade Urbana Ricardo Corrêa.

Um dos pontos citados foi sobre o planejamento das ruas que não são feitas para locomoção a pé ou de bicicleta. Segundo Ricardo Corrêa, as grandes avenidas infelizmente não suportam mais o trânsito atual, dessa forma, e as ruas marginais que deveriam ser mais calmas, acabam influenciando o motorista a andar em alta velocidade e não permitindo a locomoção segura de pedestres e ciclistas.

Outro ponto abordado pelo consultor em Mobilidade Urbana é que deve pensar na construção de uma malha para utilização da bicicleta, essa malha não precisa ser a mesma dos automóveis e deve ser pensada especificamente para as necessidades do ciclista.

Carro - solução para o transporte público

Carro - solução para o transporte público

A utilização de vários meios de transporte para a locomoção é outra solução. Ir de bicicleta até o metro ou parada de ônibus e depois usar o transporte coletivo. Construir bicicletários e locais para empréstimos de bicicletas também auxiliam e incentivam a utilização da bicicleta.

Uma boa notícia sobre o crescimento do número de veículos é que a tendência é diminuir cada vez mais. As pessoas vão ter seus automóveis e partir daí, teremos apenas uma renovação da frota, segundo o professor Jaime Waisman.

E por último, vale lembrar que antes das regras de trânsito, existe a regra de respeito. Pedestres tem preferência, seguido das bicicletas, motos e depois carros. Por último, ônibus e os caminhões.

Mais sobre o programa apresentado em http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1651472-17665-309,00.html

Imagem utilizada: http://www.flickr.com/photos/landahlauts/4596463763/

 

Sobre peixotmarc

Conheceu seu primeiro computador com 10 anos, era um TK2000, ligado numa TV Philco-Ford preta e branco. Comprava revistas e digitava os códigos fonte e gravava os jogos numa fita K-7 . Aos 12 anos começou a programar em DBase III, informatizou os boletins do colégio onde estudava com a ajuda do seu irmão de 15 anos. Aos 18, resolveu formalizar toda a bagagem de conhecimento que tinha em informática indo para a Universidade. Trabalhou como suporte técnico em fumageira e desenvolvedor em software house. Descobriu que as multinacionais eram os bancos públicos da década de 80 e 90 e hoje trabalha em uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estuda e pelo menos tenta aplicar métodos ágeis para ter mais tempo para o que acha mais importante na vida: sua família linda.
Esta entrada foi publicada em Idéia, Opinião com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s