O método de contratação de pessoas através da Sinuca

Um jogo de Sinuca para contratar pessoas

Um jogo de Sinuca para contratar pessoas

Empresas cada vez mais utilizam métodos revolucionários para contratar pessoas. O Google é um grande exemplo. O grande desafio desse processo de seleção é conseguir diferenciar as pessoas e enquadrar cada uma delas na necessidade da empresa. E que tal um jogo de sinuca?

Para início de conversa, sinuca é muito mais do que apenas bater em bolas tentando colocar elas na caçapa. Na sinuca podem ser aplicadas muitas regras matemáticas e trigonométricas durante o jogo. Já ai, podemos medir um grau de conhecimento de uma pessoa.

Além da matemática e da trigonometria, a sinuca é um jogo de planejamento. Dar uma tacada e pensar no próximo lance e até em vários lances posteriores. Então, pode ver como a pessoa se organiza.

Outro ponto importante que se pode observar durante um jogo de sinuca é a audácia de alguém. Por exemplo, a bola está numa posição que poderia ser matada em apenas uma jogada, mas com medo de errar, a pessoa acaba dando uma tacada mais fraca para aproximar mais ainda a bola da caçapa. Para alguns cargos seria muito importante ter uma pessoa audaciosa, que assuma riscos. Por outro lado, em outros cargos, uma pessoa cautelosa seria muito mais interessante.

Agora tu estás numa situação que pode esnucar ou dar uma tacada em outra bola. O que você faria? Podemos concluir que a pessoa que decidir pelo esnucar prefere acreditar no erro do outro ou ainda se sente confortável de repassar responsabilidades. Por outro lado, podemos interpretar que a pessoa que escolher tentar outra bola à esnucar, prefere confiar no seu trabalho.

E se tu tiveres esnucado? Nesse ponto podemos analisar como essa pessoa sai de situações difíceis, quanto rápida ela é para pensar em alternativas e a confiança em suas próprias decisões.

Ainda não tive o privilégio de participar de um processo de seleção, mas com certeza irei tentar esse. E alguém já usou? Como foi a experiência e quais foram as conclusões?

Abaixo, tem dois vídeos. Que vocês contratariam e por qual motivo?

E por última, se tiver mais algo que também consiga tirar do jogo, comente!

Imagem: http://www.flickr.com/photos/aigle_dore/4023113323/

Sobre peixotmarc

Conheceu seu primeiro computador com 10 anos, era um TK2000, ligado numa TV Philco-Ford preta e branco. Comprava revistas e digitava os códigos fonte e gravava os jogos numa fita K-7 . Aos 12 anos começou a programar em DBase III, informatizou os boletins do colégio onde estudava com a ajuda do seu irmão de 15 anos. Aos 18, resolveu formalizar toda a bagagem de conhecimento que tinha em informática indo para a Universidade. Trabalhou como suporte técnico em fumageira e desenvolvedor em software house. Descobriu que as multinacionais eram os bancos públicos da década de 80 e 90 e hoje trabalha em uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estuda e pelo menos tenta aplicar métodos ágeis para ter mais tempo para o que acha mais importante na vida: sua família linda.
Esta entrada foi publicada em Idéia com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s