O impacto da internet no aprendizado

Crianças cada vez mais cedo começam a usar computadores

Crianças cada vez mais cedo começam a usar computadores

Estava vendo um documentário na GNT que explicava as mudanças ocorridas pelo uso da internet, desde as relações sociais até mesmo atividades cerebrais.

No aprendizado, já vem acarretando problemas graves. Foi dado o exemplo do MIT (Massachusetts Institute of Technology), onde os estudantes estão tendo perdas no seu desenvolvimento intelectual por causa de tentativas de sempre estar conectado e por conseqüência realizar mais que uma atividade ao mesmo tempo (Prestar atenção na aula e ler atualizações em redes sociais, por exemplo).

Na Coréia do Sul, estão introduzindo as crianças ao uso dos computadores até mesmo na pré-escola e passando noções de segurança, privacidade já nessa idade. Em outros países, como na China, onde o uso de espaços do tipo LanHouse é bem difundido e até gente morre nesses locais, tem grupos para ajuda desses indivíduos.

Outro fato importante destacado foi a forma que o cérebro se comporta ao ler um texto em um livro e o mesmo texto através de um website. Quando o texto é lido na internet, para qualquer dúvida que haja rapidamente o leitor procura o termo em um mecanismo de busca (Google, por exemplo) para encontrar o significa, ao invés de tentar descobrir pelo contexto ou até mesmo da memória.  Ou seja, tornando o conhecimento muito mais superficial.

A grande mudança nessa maneira de ler foi na atividade cerebral é no aumento da atividade cerebral quando se lê através de um website, principalmente ao buscar os termos, pois há decisões a serem feitas e conseqüentemente, mais atividades são realizadas pelo cérebro.

Por outro lado, não se sabe se esse aumento de atividade é benéfico ou maléfico para nós. Esse ponto foi comparado com a invenção da impressão em papel. Antigamente,  se decoravam poemas épicos de mais de 2000 mil linhas, que com a invensão da imprensa, temos isso escrito e não há mais motivo para sabê-los decorados.

Imagem: http://www.flickr.com/photos/mikecogh/2196255753

Sobre peixotmarc

Conheceu seu primeiro computador com 10 anos, era um TK2000, ligado numa TV Philco-Ford preta e branco. Comprava revistas e digitava os códigos fonte e gravava os jogos numa fita K-7 . Aos 12 anos começou a programar em DBase III, informatizou os boletins do colégio onde estudava com a ajuda do seu irmão de 15 anos. Aos 18, resolveu formalizar toda a bagagem de conhecimento que tinha em informática indo para a Universidade. Trabalhou como suporte técnico em fumageira e desenvolvedor em software house. Descobriu que as multinacionais eram os bancos públicos da década de 80 e 90 e hoje trabalha em uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estuda e pelo menos tenta aplicar métodos ágeis para ter mais tempo para o que acha mais importante na vida: sua família linda.
Esta entrada foi publicada em Idéia com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a O impacto da internet no aprendizado

  1. Carolina diz:

    Qual é o nome deste documentário? você se lembra?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s