A magia no número 7

nosso cérebro tem uma capacidade finita de processamento resumida a 7

nosso cérebro tem uma capacidade finita de processamento resumida a 7

Lendo o livro Managing – Desvendando o dia a dia da Gestão de Henry Mintzberg foi apresentando o artigo The Magic Number Seven, Plus or Minus Two: Some Limits on Our Capacity for Processing Information (em português: O Mágico Número Sete, mais ou menos Dois: Alguns Limites à Nossa Capacidade de Processamento de Informação).

Esse artigo descreve que a nossa mente tem uma capacidade finita de processamento. Essa capacidade é limitada a apenas 7 processamentos simultâneos. Quando esse número é maior que isso, precisamos subdividir o problema. Pode-se até fazer um teste bem simples: tentar memorizar uma seqüência de 6 dígitos e depois uma de 10 dígitos. Provavelmente para memorizar a seqüência maior teremos que utilizar algum truque de memorização. Em outras palavras, é como que tivéssemos uma memória de trabalho interna limitada a 7, algumas pessoas com mais, outras com menos.

Há alguns dias, escrevi um post no Blog Ágil Pioneiro falando de como gerentes, pintores e desenvolvedores quebram os problemas em partes menores. Por que fizemos isso? Porque não conseguimos processar tanta informação ao mesmo tempo e logo quebramos em partes menores.

Outra coisa que me lembrei foi da técnica do Pomodoro (já escrevi um post aqui também). A técnica diz que nenhuma atividade deve levar mais de 7 Pomodoros. Se algo foi maior que esse número deve ser quebrado. Está ai novamente o número 7.

E a utilização do número 7 não termina por ai. Essa relação entre o número e o processamento humano já foi usado para mecanismos de busca na internet. E não só para buscar, mas também para tecnologias de publicidades, que são usadas inclusive pela Google através do AdSense. E tem mais coisa, sabe qual o tamanho ideal de times de projetos usando Scrum? São 7, mais ou menos 2. Pura coincidência?

Por último, recordei-me da leitura que fiz do livro do Faça como Steve Jobs: E Realize Apresentações Incríveis em Qualquer Situação do Carmine Gallo (tem no submarino para vender por um pouco mais de 20 reais). No livro é descrito que a apresentação não deve ter mais de 3 tópicos principais e sempre dividir os assuntos em no máximo de 3 partes. Steve Jobs é ainda mais conservador nesse aspecto.

Imagem: http://www.flickr.com/photos/sarahandmikeprobably/4274987254/

Sobre peixotmarc

Conheceu seu primeiro computador com 10 anos, era um TK2000, ligado numa TV Philco-Ford preta e branco. Comprava revistas e digitava os códigos fonte e gravava os jogos numa fita K-7 . Aos 12 anos começou a programar em DBase III, informatizou os boletins do colégio onde estudava com a ajuda do seu irmão de 15 anos. Aos 18, resolveu formalizar toda a bagagem de conhecimento que tinha em informática indo para a Universidade. Trabalhou como suporte técnico em fumageira e desenvolvedor em software house. Descobriu que as multinacionais eram os bancos públicos da década de 80 e 90 e hoje trabalha em uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estuda e pelo menos tenta aplicar métodos ágeis para ter mais tempo para o que acha mais importante na vida: sua família linda.
Esta entrada foi publicada em livro com as etiquetas , , , . ligação permanente.

3 respostas a A magia no número 7

  1. lisianeschwengber diz:

    Muito legal o teu post! Eu quero ler tanto o livro quanto o artigo. Me adiciona na lista de espera.🙂

    • peixotmarc diz:

      O artigo tem na internet. O livro estou terminando, pode pegar. Para te dizer a verdade, achei o livro um pouco pesado, tem um capítulo que quase desisti umas 10 vezes. O legal dele é que tu consegue entender muito dos gerentes. E o dia que trabalharmos como gerente, vamos nos sentir normal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s