Sendo um líder confiante

Lider precisa transmitir confiança

Lider precisa transmitir confiança

Quem as pessoas seguem? Em toda a história, desde antes de Jesus Cristo, quem as pessoas seguiam e continuam seguindo? Quem as inspira e quem as dá confiança, são essas duas das principais características dos lideres.

A inspiração é um pouco mais simples, sendo uma boa pessoa, ética, escolhendo os melhores caminhos e deixando um bom exemplo provavelmente irá inspirar várias pessoas.

E a confiança? Precisa-se passar a impressão de que sabe o que está fazendo, mesmo quando não tem a absoluta certeza, apenas para os outros se sentirem seguros e segui-lo. Quando se tem certeza das decisões isso também é fácil, mas quando não se tem? O líder precisa blefar, mas o blefe sem um grande grau de arrogância tem um limite, uma linha tênue e bastante vaga.

E como evitar isso? Confiar em algumas pessoas na sua volta, em alguns que realmente confiam em você. Essas pessoas precisam ser responsáveis por dar conselhos e sinais quando está sendo arrogante. E nesse ponto, entra outra característica. A modéstia, para sentir o momento de recuar, ouvir, analisar antes de dar o próximo passo.

Imagem: http://www.flickr.com/photos/romec1/3246065362/

Sobre peixotmarc

Conheceu seu primeiro computador com 10 anos, era um TK2000, ligado numa TV Philco-Ford preta e branco. Comprava revistas e digitava os códigos fonte e gravava os jogos numa fita K-7 . Aos 12 anos começou a programar em DBase III, informatizou os boletins do colégio onde estudava com a ajuda do seu irmão de 15 anos. Aos 18, resolveu formalizar toda a bagagem de conhecimento que tinha em informática indo para a Universidade. Trabalhou como suporte técnico em fumageira e desenvolvedor em software house. Descobriu que as multinacionais eram os bancos públicos da década de 80 e 90 e hoje trabalha em uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estuda e pelo menos tenta aplicar métodos ágeis para ter mais tempo para o que acha mais importante na vida: sua família linda.
Esta entrada foi publicada em Idéia com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Sendo um líder confiante

  1. guggiaosca diz:

    Acho que não é necessário blefar. Acho que é necessário admitir que não conhece e que precisa de ajuda para tomar as decisões. Reconhecer isto já é um grande passo.

    • peixotmarc diz:

      claro que quando pode confiar na tua equipe, ter a humildade de dizer que não sabe é realmente o mais indicado. Por outro lado, o exemplo é dado genericamente. Vamos imaginar uma substituição arrojada num time de futebol, durante o intervalo. Tem que passar confiança para a equipe. Nesse momento, um blefe pode ser a melhor opção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s