E se todo mundo tivesse um Ford T Preto?

Para reduzir custos, o Ford T era oferecido apenas na cor preta

Para reduzir custos, o Ford T era oferecido apenas na cor preta

Já escrevi um post descrevendo que o carro é mais um status social que uma necessidade humana. Eu realmente gostaria de não ter carro. Como ainda não consigo, tento pelo menos não me preocupar com o status social.

Há alguns dias, lembre-me de uma lei que entre em vigor em 2014, obrigando todos os carros vendidos no Brasil a terem freios ABS e airbags. Claro que vai aumentar a segurança dos veículos, mas também o custo. Por outro lado, as montadoras dizem que com a obrigatoriedade desses itens, eles irão se popularizar e conseqüentemente o preço irá baixar. Pelo menos esse é o resultado esperado.

Com essa premissa, me lembrei da frase do Henry Ford:

O carro é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto

O que pensei? Imagina uma variação bem menor de modelos de carro, onde eles fossem escolhidos pelas necessidades das pessoas e não pelo status? Provavelmente poderíamos ter carros mais confortáveis e seguros com um baixo custo. Além disso, diminuiria o número de pessoas que os comprariam apenas pelo simples status social.

Imagem:  http://www.flickr.com/photos/smokey_blue/67481449/

Sobre peixotmarc

Conheceu seu primeiro computador com 10 anos, era um TK2000, ligado numa TV Philco-Ford preta e branco. Comprava revistas e digitava os códigos fonte e gravava os jogos numa fita K-7 . Aos 12 anos começou a programar em DBase III, informatizou os boletins do colégio onde estudava com a ajuda do seu irmão de 15 anos. Aos 18, resolveu formalizar toda a bagagem de conhecimento que tinha em informática indo para a Universidade. Trabalhou como suporte técnico em fumageira e desenvolvedor em software house. Descobriu que as multinacionais eram os bancos públicos da década de 80 e 90 e hoje trabalha em uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estuda e pelo menos tenta aplicar métodos ágeis para ter mais tempo para o que acha mais importante na vida: sua família linda.
Esta entrada foi publicada em Idéia com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s