Deselegâncias em Apresentações

Steve Jobs teve uma evolução incrível nas suas apresentações

Steve Jobs teve uma evolução incrível nas suas apresentações

Nos últimos tempos estou indo muito a eventos. Alguns eventos bem grandes como o Agile Brazil 2011, e outros um pouco menor como o GUTSDay (do @gutsrs) e também à Jornada de Atualização em Computação na @unisc. Em todos esses eventos tinham apresentações incríveis, mas algumas pecaram em alguns pontos cruciais que gostaria de citar.

1)      Apresentações em Inglês: Fui a uma apresentação que ela era toda em inglês, era uma apresentação até pequena, aproximadamente 50 slides. Daria para o apresentador traduzir para o português e adequar ao público. Mesmo em um meio que o inglês é quase essencial como o da Informática, não custa nada traduzir. Ainda me lembro da apresentação do @JoshuaKerievsky no Agile Brazil 2011. Mesmo sendo nativo em inglês, ele teve a delicadeza de solicitar para pessoas que traduzissem a sua apresentação para o português. Vi inclusive, pessoas fazendo isso momento antes da sua apresentação. Se ele conseguiu, por que alguém que mora no Brasil não consegue?

2)      Colocar seus interesses antes dos interesses da platéia: Não importa qual é a platéia, eles querem é ver conteúdo. Porém, com mercado de Informática super aquecido, as empresas estão utilizando esse espaço para recrutar pessoas. Se for esse o objetivo, fale pouco sobre a empresa, às vezes é até a melhor saída e deixe a platéia curiosa, provavelmente vai ser mais efetivo. A Ci&t é um bom exemplo. Eles falaram por quase 1 hora durante o Agile Brazil 2011, mas manteram o foco da agilidade.

3)      Termos em Inglês: existem muitos termos em inglês que já são muito difundidos no Brasil e muito mais para quem trabalha com Informática. Se sabes apenas o termo em inglês, fale ele, mas não questione a platéia pela tradução.

Os grandes lideres se vestem um pouco melhor que todos os demais do recinto.

4)      Roupas e linguagem não adequadas: Já dizia Steve Jobs, a apresentação visual é uma das coisas mais importante na apresentação. O que fica é a imagem, seja dos seus slides ou sua própria. Tente conhecer o público e se vestir de acordo. Steve Jobs dia que deveria sempre se vestir um pouco melhor do que os demais. O mesmo serve para a linguagem, evitar gírias, linguagem coloquial irá demonstrar preparação e conhecimento do assunto.

Ainda tem dúvidas? Tem um livro do Carmine Gallo titulado Faça como Steve Jobs e realize apresentações incríveis em qualquer lugar. Dá para ler esse livro em uma semana.

E porque estou escrevendo isso? Por que é possível melhorar. Busque no youtube uma apresentação do Steve Jobs no início da década de 80 e compare com uma dos últimos anos e veja a evolução. Se ele conseguiu, nós também podemos conseguir.

Imagem: http://www.flickr.com/photos/12693492@N04/1339024810/

Sobre peixotmarc

Conheceu seu primeiro computador com 10 anos, era um TK2000, ligado numa TV Philco-Ford preta e branco. Comprava revistas e digitava os códigos fonte e gravava os jogos numa fita K-7 . Aos 12 anos começou a programar em DBase III, informatizou os boletins do colégio onde estudava com a ajuda do seu irmão de 15 anos. Aos 18, resolveu formalizar toda a bagagem de conhecimento que tinha em informática indo para a Universidade. Trabalhou como suporte técnico em fumageira e desenvolvedor em software house. Descobriu que as multinacionais eram os bancos públicos da década de 80 e 90 e hoje trabalha em uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estuda e pelo menos tenta aplicar métodos ágeis para ter mais tempo para o que acha mais importante na vida: sua família linda.
Esta entrada foi publicada em Idéia, livro, Opinião com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Deselegâncias em Apresentações

  1. Muito bom o teu texto!!! Dicas bem válidas. UFA, acho que nenhuma era da minha apresentação. Hehehe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s