A Formação do Estoque de Memória Emocional

Estoque de Memória Emocional

No dia 24/09 fui ao encontro do Grupo de Usuários de Análise de Negócios da SUCESU. O assunto era Inteligência Emocional na Análise de Negócios. Por sinal, o assunto tem um campo enorme e pode ser tratado em diferentes áreas.

Mas uma das coisas que me chamou a atenção foi como construímos nossa Memória Emocional e como as utilizamos. O grande acúmulo de experiência que temos guardado é vindo da infância. Isso se explica principalmente por não termos ou termos muito pouco Memória Emocional nessa época da vida. Dessa forma, tudo é novidade e conseqüentemente armazenado.

Quando ocorre algo conosco, o nosso cérebro busca em nossa Memória e se algo parecido já ocorreu, tenta usar a mesma solução anterior.

Sabendo disso, podemos melhorar outros aspectos da nossa vida. Se o nosso estoque é formado principalmente de Memória formada na Infância e se não nos policiarmos para escolher a melhor situação, vamos acabar tento atitudes infantis. Que já na fase adulta, na maioria das vezes não é mais aceito.

E como fazer isso? Tentar controlar-se no primeiro impulso. Se enxergar outra solução. Outra atitude interessante é se colocar em situações desafiadoras em outro contexto diferente do profissional para criar uma nova Memória para a situação já vivida.

Sobre peixotmarc

Conheceu seu primeiro computador com 10 anos, era um TK2000, ligado numa TV Philco-Ford preta e branco. Comprava revistas e digitava os códigos fonte e gravava os jogos numa fita K-7 . Aos 12 anos começou a programar em DBase III, informatizou os boletins do colégio onde estudava com a ajuda do seu irmão de 15 anos. Aos 18, resolveu formalizar toda a bagagem de conhecimento que tinha em informática indo para a Universidade. Trabalhou como suporte técnico em fumageira e desenvolvedor em software house. Descobriu que as multinacionais eram os bancos públicos da década de 80 e 90 e hoje trabalha em uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estuda e pelo menos tenta aplicar métodos ágeis para ter mais tempo para o que acha mais importante na vida: sua família linda.
Esta entrada foi publicada em Idéia com as etiquetas , . ligação permanente.

2 respostas a A Formação do Estoque de Memória Emocional

  1. guggiaosca diz:

    Talvez seja por isto que é mais fácil aprendermos quando somos crianças. Depois a concorrência para conseguir um espaço de memória emocional seja muito maior. Grande texto.

  2. lisianeschwengber diz:

    Muito bom o texto! Sabe que eu concordo que muitas das atitudes infantis que temos na fase adulta são memórias do passado. Pior é que muitas pessoas não se dão consta disso…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s