E os 10% do Garçon?

Queria ilustrar dois acontecidos comigo nos últimos tempos com solicitação de 10% de gorjeta destinada a garçon. Não quero discutir se algo é lei ou não, mas apenas mostrar a minha visão de cliente.

A primeira, ocorreu em Porto Alegre, estava em um restaurante com buffet livre. Ao solicitar a conta, ao valor total das despesas, foi acrescido 10% para o garçon. Somente isso, já era o suficiente para eu considerar errado: como iriam cobrar 10% de gorjeta sobre o total da minha despesa, se eu servi-me em um buffet se a mínima ajuda do garçon? Além disso, fui muito mal atendido pelo garçon, e não quiserem descontar o valor. E por fim, solicitei uma nota fiscal onde esse valor não era demonstrado.

A segunda, ocorreu em Santa Cruz do Sul, ao entrar em um restaurante, estava escrito abaixo no cardápio: em todos os valores já estão acrescidos 10% referente ao serviço do garçon. Dessa forma, já se tem certeza do que vai ser cobrado, sem precisar fazer cálculos e etc.

Imagem: http://www.flickr.com/photos/piaser/3710966362/

Sobre peixotmarc

Conheceu seu primeiro computador com 10 anos, era um TK2000, ligado numa TV Philco-Ford preta e branco. Comprava revistas e digitava os códigos fonte e gravava os jogos numa fita K-7 . Aos 12 anos começou a programar em DBase III, informatizou os boletins do colégio onde estudava com a ajuda do seu irmão de 15 anos. Aos 18, resolveu formalizar toda a bagagem de conhecimento que tinha em informática indo para a Universidade. Trabalhou como suporte técnico em fumageira e desenvolvedor em software house. Descobriu que as multinacionais eram os bancos públicos da década de 80 e 90 e hoje trabalha em uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estuda e pelo menos tenta aplicar métodos ágeis para ter mais tempo para o que acha mais importante na vida: sua família linda.
Esta entrada foi publicada em Opinião com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s